Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2024.

Alunos deram um show de concentração e equilíbrio durante os jogos válidos pelo Campeonato de Bocha(Foto: Divulgação)
Dez escolas da Rede Municipal de Educação e mais cinco entidades que possuem alunos especiais participaram nesta segunda-feira (04), na praça de eventos do Shopping Norte Sul Plaza, da abertura do 5º Campeonato de Bocha Paraolímpico da REME.
Pelo fato de uma das regiões que forma a cidade, a do Anhanduizinho, uma das mais participativas dos eventos promovidos pela Prefeitura, não poderia ficar fora desse importante evento esportivo e na ocasião foi representada pelas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) pelas escolas Pe. Tomaz Ghirardelli, localizada no Loteamento Municipal Dom Antônio Barbosa, no bairro Lageado; Dr. Plínio Barbosa Martins, Jardim Macaúbas, no bairro Centro-Oeste, a Escola Estadual Teotônio Vilela, localizada no Conjunto Habitacional CHOAB, na Universitária I e ainda a Associação Driblando as Diferenças e Núcleo Paralímpico Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho.
O evento realizado pela Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) e coordenado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com a presença de 30 alunos da Rede Municipal. As entidades voltadas para ensino de alunos especiais também levaram crianças para prestigiar e participar das atividades.
O campeonato é destinado a alunos com paralisia cerebral, deficiência física e o evento serviu para desenvolver a modalidade dentro da Rede Municipal, sendo desenvolvimento para a questão de saúde física, mental, intelectual do aluno e a busca da cidadania.
“Antes esse alunos ficavam escondidos e agora queremos mostrar que eles são capazes de estar praticando uma atividade esportiva: e porque não a bocha? Os alunos que se destacarem mais serão selecionados para uma vaga na seleção do Estado de bocha adaptada”, ressalta o professor do DEAC, Gerson Falcão, que atende alunos especiais com esse tipo de modalidade esportiva na Semed.
A aluna da Escola Antônio Lopes Lins Paula Fernanda de Souza, de seis anos, que estava participando da competição gosta da modalidade e esta empolgada com a modalidade da bocha. “Pratico faz pouco tempo tem dois meses e acho muito legal. Sempre treino na escola. Estou gostando de vir aqui. Meus pais gostam. Vou disputar, vou ganhar”.
O chefe da DEAC Marcos Lopes destaca que as atividades fomentam vários sentidos benéficos para os alunos participantes dos projetos da Divisão de Esporte da Semed. O conceito principal é para a cidadania. “Tudo isso visa o desenvolvimento harmonioso da saúde física, social e mental buscando a prática da cidadania”.
A Secretária de Educação, Elza Fernandes prestigiou o evento e comentou sobre a importância do esporte na vida dos estudantes. “Parabenizo os pais pelo apoio e a iniciativa da Divisão de Esporte da Semed para atender os alunos com essas ações. O esporte auxilia e se coloca como uma grande ferramenta no aprendizado dessas crianças como disciplina e respeito”.
Durante o evento, pessoas sem necessidades especiais experimentaram os aparelhos adaptados para os alunos especiais, a fim de sentirem a sensação da modalidade. Os técnicos da Deac também participaram e utilizaram os aparelhos.
Unidades participantes
As escolas participantes foram a Antônio Lopes Lins, Pe. Tomaz Ghirardelli, Oneida Ramos, Eduardo Olímpio Machado, Virgílio Alves, Dr. Plínio Barbosa Martins, Vanderlei Rosa, Licurgo de Oliveira Bastos.
Outras entidades participantes foram E.E. Teotônio Vilela, Elvira Mathias, Associação Radio Clube, Ativa/MS, ADD – Associação Driblando as Diferenças e Núcleo Paralímpico Parque Ayrton Senna.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.